A avaliação do paciente

Consulta Odontológica

A consulta clínica inicial é o momento mais Importante para a realização de um tratamento odontológico.  Bem mais que a apresentação de um “orçamento”, a consulta inicial tem por função apresentar ao paciente uma visão de sua saúde bucal atual e expor as possibilidades de tratamento, bem como toda explanação e planificação dos serviços odontológicos necessários para a obtenção de um tratamento de qualidade.

A consulta tem duração de uma hora e se dá em três etapas:

 

 

Coleta de informações (Anamnese) e verificação da expectativa do paciente

É nesse momento que o profissional conversa com o paciente e faz um levantamento completo da situação. Essas informações são de extrema importância e dizem respeito à sua saúde geral, sobre sua saúde bucal e hábitos de higiene. Nesse momento, ainda buscamos saber sobre outros tratamentos odontológicos já realizados e o motivo pelo qual o paciente veio buscar um atendimento. Esse é o momento de ouvir o paciente e saber suas queixas e quais suas expectativas em relação ao tratamento, mesmo que ainda nada tenha sido planejado.

Avaliação clínica extra e intrabucal

Nesse momento são verificados todos os aspectos físicos e biológicos referentes às queixas do paciente: análise da face, musculaturas de mastigação, ATM (articulação temporomandibular), avaliação dos dentes e gengivas. Nessa etapa é possível a realização de fotografias, recurso necessário para a obtenção de um bom diagnóstico do caso e a possibilidade de confecção de um planejamento mais completo e assertivo possível. Ainda nesse momento é possível a avaliação de documentações complementares, como raios-X, tomografias e ressonâncias, caso o paciente as possua. Se o paciente não tiver esses exames ou não estejam atualizados, o profissional fará a solicitação. Esses exames são de muita valia para fechar o diagnóstico e propor um Plano de Tratamento.

Proposição de tratamento

De posse de todos os recursos necessários, é hora de propor as opções de planejamento e projeto para a reabilitação do sorriso do paciente, utilizando para isso todo o conhecimento científico e experiência profissional. Durante essa fase da consulta são apresentados ao paciente casos já realizados, ou mesmo fotografias e vídeos que possam exemplificar os procedimentos propostos como possibilidades de tratamento. Faz parte desse protocolo a explanação de um planejamento cronológico de execução (que pode sofrer variações) e um planejamento financeiro, bem como um descritivo de todos os procedimentos a serem realizados.

Planejamento Odontológico Personalizado

Nenhum paciente é igual ao outro. Rostos, sorrisos, expressões faciais são como Digitais, cada paciente tem a sua. Respeitar estas individualidades requer uma sintonia muito grande entre Paciente e Cirurgião Dentista. As particularidades físicas individuais, as expectativas e as necessidades do paciente compõem o universo de possibilidades em que o Cirurgião Dentista tem para planejar cada caso de forma personalizada, mesmo que ele use uma metodologia igual para cada paciente.