Cárie Dental

Cárie dental é como são chamados aqueles buraquinhos escuros que aparecem na superfície dos dentes e eventualmente causam dor e podem até levar à perda do dente. Esses buraquinhos, ou cavidades, são na verdade resultado de vários fatores agindo sobre os dentes. A cárie dental é, portanto, uma doença multifatorial que tem como resultado o surgimento de cavidades escuras sobre a superfície dos dentes.

Os principais fatores que levam ao surgimento da cárie dental são:

1. Tipo de bactérias presentes na boca, que varia de acordo com a fase da vida do indivíduo, desde a infância até a fase adulta. Assim, enquanto a boca de um recém-nascido é praticamente isenta de bactérias, o contato com a alimentação e o desenvolvimento dos dentes proporcionam o surgimento e a presença de bactérias na cavidade bucal.
  2. Tipo de alimentação: a alimentação influencia diretamente na variedade de bactérias existentes. Alimentos ricos em açúcares proporcionam a presença de bactérias que estão diretamente ligadas ao surgimento de cáries.
  3. Incapacidade da saliva de neutralizar a acidez provocada pela ação das bactérias sobre os alimentos, quando há um consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares.
  4. Tempo em que a placa bacteriana permanece sobre a superfícies dental.
    Por isso é tão importante manter a higiene bucal em dia e fazer visitas regulares ao dentista. Somente um profissional qualificado consegue perceber falhas na escovação e identificar lesões de cárie em seu início. Dessa forma é possível manter uma excelente saúde bucal e evitam-se os gastos e desconfortos de um tratamento mais complicado.