Higiene Bucal

O Principal vilão de uma Excelente Saúde Bucal é a Placa Bacteriana.

Mas você sabe o que é a Placa Bacteriana?

A placa Bacteriana é um Agregado, ou uma mistura formada pelo Resultado dos resíduos da mastigação, misturado com Bactérias presentes na boca, aderido à Superfície dental.

Todas as vezes que nos alimentamos, damos inicio ao processo de quebra dos alimentos em porções menores. Este processo, chamado de Mastigação, visa reduzir a forma original dos alimentos para que possamos engolir com mais facilidade.

Durante a Mastigação, tanto os dentes quanto a Saliva tem um papel fundamental. Primeiramente os dentes trituram e maceram os alimentos, enquanto a Saliva ajuda a melhorar a consistência, facilitando a deglutição. O Segundo ponto é que na saliva existem algumas Enzimas que ajudam a fazer a quebra química dos Açucares, Isto é, na saliva existem substâncias que desmembram as moléculas de Açucares em tamanhos menores para facilitar a absorção pelo nosso organismo. Quando eu falo em Açucares, não estou me referindo apenas àqueles que todos conhecem, como açúcar refinado e seus derivados: doces, chocolates, refrigerantes, balas, etc., mas também as frutas, pães e cereais. Enfim todos estes açucares que ingerimos sofrem a ação das enzimas da saliva e são quebrados em moléculas menores. O que acontece é que estas moléculas menores tem alta capacidade de grudar na superfície dos dentes, e quanto mais alimentos comemos, mas destas substancias ficam grudadas na superfície dos dentes. Em nossa boca temos uma presença gigantesca de Bactérias, por melhor que seja a nossa higiene, elas estão lá. Estas bactérias acabam estando presente também neste resíduo, então ao final temos um Produto chamado Placa Bacteriana.

E quais são os problemas que a Placa Bacteriana pode causar?

Os três principais problemas causados pela Placa bacteriana são:

Gengivite, que é A Inflamação da Gengiva.

Periodentite, que é Perda de Osso que sustenta os dentes,

O Tártaro ou Cálculo Dental, que é Placa Bacteriana Calcificada.

E as Cáries Dentais que são as lesões provocadas na estrutura do Dente e que também, começam com o acumulo de placa bacteriana.

Então agora podemos fechar nosso raciocínio.

Comemos, mastigamos e estes resíduos, junto com as bactérias, formam a Placa Bacteriana, que por sua vez fica aderida na superfície dos dentes. Esta placa Bacteriana presa nos dentes causam diversos problemas bucais.

Então qual é a solução?

Deixar de comer?

Não…

Claro que se você ingerir menos produtos açucarados, doces e refrigerantes, é melhor para sua Saúde Bucal e também para sua Saúde Geral.

Mas solução para esta situação chama-se Escovação.  Isto mesmo, Escovar os dentes.

A função da Escovação é desorganizar a formação desta película de placa bacteriana, por isso recomendamos que as pessoas escovem os dentes após as refeições, ou se não puder, que façam pelo menos 3 vezes ao dia. Isto diminui a velocidade e a estabilização de formação da placa.

E que armas dispomos para essa limpeza?

A Escova Dental, os Dentifrícios (Pasta de dente, ou Creme dental e gel dental), O fio ou Fita Dental, e os Enxaguantes Bucais.